sexta-feira, 13 de março de 2009

E o que está a dar é...

AMORTIZAR!!
Pois é, quem tem alguns trocos no banco já deve ter reparado que as taxas de juro das contas a prazo andam pela hora da morte....
Pois, eu arranjei uma solução das boas... amortizar no empréstimo! E foi isso que fiz hoje, fui ao banco e deixei a ordem... agora só em Maio é que vou ver alguma coisa, pois a amortização só toma efeito depois da próxima prestação. Aliás, as amortizações têm de ser pedidas até 10 dias antes da data da próxima prestação, coisa que eu já sabia, e assim fiz!
Pensava que ía ter de pagar as taxas de penalização impostas pelo Banco (que podem ir até 0,5% sobre o valor a amortizar + imposto de selo (4% sobre essa penalização)), mas obtive boas notícias! Se eu amortizar até uma determinada taxa do capital em dívida, não pago nada!! Está no meu contrato com o banco!! :) Nem eu sabia de uma coisa destas!
Enfim, estive a fazer contas à vida, e descobri que, só em juros, no empréstimo, vou poupar mais do que aquilo que amortizei! E não só... para conseguir receber por mês em juros de uma conta a prazo com o valor que amortizei, o que eu vou poupar na prestação mensal, a taxa de juro dessa conta teria de ser de 7.2%!!!!!

Eu sei que este tipo de medidas não é novidade para ninguém, mas temos de colocá-las em prática e começar a fazer contas..... esta crise não nos pode deitar abaixo!

O meu lema: Optimismo acima de tudo!

4 comentários:

Bricolar e Poupar disse...

Olá muito boas forretices as suas, adoro!!

Sim é verdade amortizar compensa sempre, mas eu pessoalmente prefiro amortizar quando a prestação começa a subir, que é para ter o gozo de a ver descer :)

Em relação à penalização por amortizar, no meu caso e penso que na maioria dos casos a penalização só se faz quando já se pagou 50% do capital inicial.
Mas com os bancos todo o cuidado é pouco, da última vez que fiz uma amortização o banco cobrou-me uma penalização, que não me apercebi de imediato, porque vinha "mascarada" e incluida no valor total a amortizar induzindo em erro. Só dei por isso quando recebi a carta no mês seguinte e me lembrei de ir fazer as contas e vi que alguma coisa não batia certo... claro fiquei muito indignada, até considero que esse tipo de procedimento deve ser ilegal, porque penso que os valores devem vir devidamente descriminados e não como me aconteceu a mim, que incluiram tudo na mesma parcela, penso que a maioria das pessoas paga e nem se apercebe.
Fui ao banco e levei a escritura e o contrato onde estão descritas todas as condições do empréstimo e mesmo assim o fulano ainda me tentou enganar dizendo que a lei tinha mudado, bem eu disse que eu saiba os contratos não são só para o cliente cumprir, são também para os bancos os honrarem obviamente, e que eu saiba a leis recentes têm sido para benefício do cliente e não dos bancos!!! Ameaçei com a Deco e com tudo o que me lembrei na altura, e lá me repuseram o dinheiro e pediram muitas desculpas... tinha sido um lapso.... pois um lapso!!!

Ana Pinetree disse...

Obrigada! Tomara eu descrever mais forretices! ;)

Pois, os bancos são tramados! E se não tivermos atenção, cobram-nos coisas que não deviam, e sem darmos por ela, e claro, só repõem se houver reclamação...
Por acaso não tenho razão de queixa do meu banco principal... e no meu caso, posso amortizar até 33% do capital em dívida, sem penalização! Ou seja, qd pagar penalizações, será um bom sinal! :)

Anónimo disse...

PARABENS!!!!
Noticias fantasticas!!!
Eu morro de inveja, adorava estar ja' a amortizar a minha hipoteca!!!

Beijinhos,
Margarida

GiGi disse...

olá, cheguei aqui e identifiquei-me com muito do que dizes..

A minha alcunha é "Tia Patinhas" portanto podes ver que temos algo em comum..

Bjs