quinta-feira, 16 de julho de 2009

Chão flutuante de refugo

A minha casa não tem isolamento nenhum a nível de paredes... Por esse motivo, este ano colocámos wallmate no chão do sótão, de maneira a que no Inverno a casa não perdesse tanto calor, e no Verão não ficasse tão quente. E realmente nota-se bem!!
Mas o wallmate vai-se estragando se andarmos com os pés por cima dele, coisa que acontece com alguma frequência, pois costumamos estender a roupa no sótão quando chove ou quando não cabe toda no estendal. Por esse motivo, era necessário colocar qualquer coisa semi-rígida por cima do wallmate. Depois de procurar bastante, encontrámos um sítio onde vendem chão flutuante de refugo a 2,50 € + IVA o metro quadrado, o que para nós serve perfeitamente, já que o sótão não é habitável. Fica um chão com diversas cores, mas para o sítio que é não faz mal.
Aqui fica a dica, o armazém onde comprámos chama-se Manuel Alfredo Marques & Filhos, Lda..

4 comentários:

Bricolar e Poupar disse...

Aqui em casa estamos a ponderar fazer o mesmo, colocar um isolamento desses no chão do sotão... porque o meu 1º andar de Inverno é frio e de Verão é muito quente, mas pelo menos no meu caso não tem a ver com a falta de isolamento nas paredes mas sim com o facto de não ter uma laje no telhado, tenho as vigas e telha mas não tem laje, daí as diferenças de temperatura...

Podia ter optado por comprar uma casa com laje no telhado, mas o preço seria mais elevado, portanto estavamos conscientes da nossa escolha.
Mas isso não tem necessariamente a ver com falta de qualidade de materiais ou na construção da casa. Aliás os acabamentos e toda a construção é óptima.

A minha opinião é diferente da sua, acho que não podemos generalizar, e dizer que "não há empreiteiros honestos", eu pessoalmente não concordo com esta afirmação, acho que é como em todas as profissões, existem bons e maus profissionais, penso que será ingrato "colocar tudo no mesmo saco".
Eu pessoalmente conheço muito bons profissionais e muito honestos também na área da construção civil.

Ana Pinetree disse...

Olá!
Quando disse que não havia, falava pelos que conheço. Pequei realmente, pois não conheço todos. Tem toda a razão em me puxar as orelhas, por vezes não meço o impacto das minhas palavras, quando, ainda por cima, ficam escritas... Enfim, vou alterar o texto para não dizer coisas que não devo! Desculpe!
Quanto ao resto, no meu sótão temos a telha logo ali, não tem placa! Pensámos em pôr roofmate directamente abaixo das telhas, mas depois ficava sem a aragem para me secar a roupa, e por isso pusémos no chão. Antes de o colocarmos, sentíamos uma grande diferença de temperatura ao subirmos para o 1.º andar. E agora, com o chão do sótão coberto por 2 camadas de wallmate de 3 cm cada uma, damos bem pela diferença! E no Inverno idem aspas!
Foi uma óptima solução para nós!

Bricolar e Poupar disse...

:D Não tem que se desculpar, cada um tem a sua opinião e há que manisfestá-la!! Além disso tb é verdade que existe alguma má fama no sector por más práticas profissionais, só tenho pena dos bons que acabam por "levar por tabela" :(

Mas acho que foi muito boa a colocação deste post, e o seu feedback, fico contente pela vossa solução ter resultado.

O meu sótão não é usado nem tem escada de acesso, um dia gostaria de fazer obras lá, mas enquanto tiver um empréstimo para pagar, não me parece boa ideia ;)
De qualquer forma esta parece uma solução económica, tb já pensamos em por ar condicionado, mas para além dos investimento inicial ser superior há também o problema c o custo da electricidade a longo prazo... as placas de roofmate simplesmente sobre a placa é capaz de ser mesmo a melhor solução também para nós :)
Obrigado por partilhar!

Ana Pinetree disse...

O nosso sótão também não tinha escada de acesso, tinha apenas um quadrado com uma tampa!
O que fizémos foi comprar uma escada de acordeão, que se abre e fecha.... pusémo-la nós os dois! :) Foi uma aventura!