sexta-feira, 18 de julho de 2008

Iogurtes à la Carte

Comprámos uma iogurteira há algum tempo no San Luis, isto por influências do programa "Desafio Verde" (tal como as fraldas reutilizáveis).
Não existem muitos modelos de iogurteiras no mercado, só uma da marca Ariete e outra da Moulinex. Esta da Moulinex, pelas características que a compõem, é bastante melhor, pois tem 7 copos, o que dá a possibilidade de fazer mais iogurtes de uma só vez, enquanto que a da Ariete só tem 6, e até é mais cara que a da Moulinex.
Agora, fazemos iogurtes 3 vezes por semana. Trazemos o leitinho directamente da vaca, lá da terrinha, e nem é preciso juntar leite em pó, pois eles ficam bem sólidos depois de uma noite ao quentinho. Quando os copos da iogurteira não estão disponíveis, pomos copos daqueles do vinho, e depois cobrimos com película, e também temos aqueles copos da nutella, com tampa e tudo, que também são muito práticos. Com estes copos, bem cheiinhos, basta um para o meio-da-manhã do nosso filho e do nosso sobrinho, pois ainda é bastante iogurte.
Fazer iogurte é muito simples: depois de ferver o leite (por ser leite vindo directamente da vaca), deixamos repousar um pouco para arrefecer, e depois juntamos-lhe um iogurte comprado, açúcar amarelo a gosto e uma colher de café de aromatizante (de morango ou baunilha, disponível nos hipermercados). Depois passa-se com a varinha mágica, coloca-se nos copos e liga-se a iogurteira. 8 a 9 horas depois põem-se no frigorífico, e quando estiverem fresquinhos estão prontos a comer.
Já experimentámos com banana e também fica bom. Também se pode pôr compota no fundo dos copos, basta usar a imaginação.

Sem comentários: