quarta-feira, 13 de agosto de 2008

Painéis Solares - Água quente à descrição!

Em Janeiro foi-nos instalado um sistema de painéis solares! Nunca pensei que desse tanto resultado. Mesmo em Janeiro, com um briol do caraças, tínhamos água a 40 e tal graus! Posso contar pelos dedos de apenas uma mão, as vezes que já tive de ligar o esquentador desde que temos os paineis a funcionar!
Agora no Verão, a água quente nunca acaba, pois está sempre nos 80 e tal graus.
E desde Outubro que não compro gás.
Nós não temos gás canalizado, ainda não chegou aqui à nossa aldeia colada à cidade, por isso usamos as garrafas de 40 quilos. Como tenho o disco eléctrico no fogão, costumo usá-lo muitas vezes, pois compensa bastante. Assim, nem no fogão se gasta gás.
Estamos muito satisfeitos com esta energia renovável!

2 comentários:

Maria José disse...

Anokas e de manhã tens água quente?
bjkocas

Ana Pinetree disse...

Olá Zé!
Agora no Verão, como chega aos 87 graus, de manhã ainda está a 60! Dá perfeitamente para tomar banho. No inverno, como está mais frio, a água tb arrefece mais. É mais difícil de ter água para tomar banho de manhã.
No inverno, quando a água está a 45º p.ex., dá para tomarmos todos banho se formos uns atrás dos outros, não podemos dar tempo que a água fria que entra se misture com a água quente que lá está.
Mas é fixe! E no início do ano que vem, vamos instalar um recuperador de calor na lareira ligado ao mesmo sistema e ligado ao aquecimento central, que, depois da lareira estar ligada um quarto de hora, já teremos a água do reservatório quentinha e a casa toda também!!
Mais alguma dúvida? ;)
Beijinhos à Sofia!